Skip to main content

Problemas de saúde comuns que causam o mau hálito

As pessoas muitas vezes associam rapidamente o mau hálito aos suspeitos habituais como a cebola, o alho e o café. Porém, por vezes, estes não são a causa. Na verdade, nem sequer está necessariamente relacionado com a comida. Analise algumas fontes não tão óbvias de mau hálito:

Problemas de estômago

Uma má digestão, obstipação ou distúrbios intestinais podem muitas vezes fazer com que o odor de qualquer alimento que tenha consumido recentemente volte à boca. Outro problema digestivo comum advém de um desequilíbrio de bactérias boas e más no intestino; os alimentos não são digeridos corretamente, o que resulta em refluxo ácido, crescimento excessivo de leveduras ou fermentação, também conhecido como mau hálito.

Sinusite

Às vezes, quando o seu nariz começa a escorrer, o seu hálito pode fazer com que as pessoas também corram — na direção oposta. Isso deve-se ao excesso de muco que muitas vezes escorrerá pelo fundo da garganta, o que basicamente convida as bactérias a reunirem-se e a multiplicarem-se, o que resulta em mau hálito. No caso de infeções dos seios nasais, o muco deixa de circular, acumula-se e permite que as bactérias passem para a boca com o seu mau odor. Se acha que o seu mau hálito é o resultado de um problema dos seios nasais, pode estar na altura de consultar um médico. Este poderá indicar-lhe que consulte um médico especialista em otorrinolaringologia.

Diabetes

Dado que a diabetes faz com que os níveis de açúcar no sangue flutuem, também pode fazer com que a boca seja vulnerável às doenças periodontais que causam o mau hálito. O excesso de glicose nos dentes e nas gengivas aumenta a quantidade de bactérias, o que pode originar a doença das gengivas, gengivite e infeções. Isto acontece quando a situação se torna um pouco mais séria para além de mau hálito; a inflamação causada por estas doenças pode afetar o seu metabolismo e piorar, de facto, a diabetes.

Medicamentos

Por vezes, as soluções de um problema acabam por criar outro problema. Neste caso, determinados medicamentos, incluindo os utilizados para a tensão arterial, os anti-histamínicos e os antidepressivos, podem causar xerostomia, ou secura da boca. A secura da boca, devido à sua tendência para reduzir a produção de saliva, é um significativo fator conhecido que contribui para o mau hálito. Alguns medicamentos também podem libertar substâncias químicas no organismo que levam o seu próprio odor diretamente para a boca.

Como combater o mau hálito

LISTERINE® Mentol

LISTERINE® Mentol Sabor Suave

O que é a halitose?

Como a secura da boca conduz ao mau hálito

Os principais 5 alimentos que provocam mau hálito

Estilos de vida que conduzem ao mau hálito