O elixir bucal na rotina de higiene oral

Pensar que a escovagem dos dentes é suficiente para garantir uma boa higiene oral é um erro muito comum. O uso da escova de dentes apenas permite cuidar de 25% da boca (os dentes). Os restantes 75%, que está a negligenciar diariamente, também devem ser limpos e cuidados, pois também acumulam bactérias nocivas, como acontece com a língua.

Ao utilizar um elixir bucal, poderá promover a limpeza em praticamente 100% da sua boca, mesmo nas zonas de difícil alcance!

Apesar disto, de acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, o uso do elixir oral entre os portugueses ainda não é uma prática constante.

Descubra como utilizar o elixir bucal e quais as suas vantagens e benefícios através da LISTERINE®.

O que é o elixir oral?

O elixir oral é um líquido utilizado para realizar a higiene da cavidade oral, que inclui dentes, gengivas e boca. Normalmente contém um antissético, que ajuda a matar bactérias nocivas que podem viver entre os dentes e língua.

Algumas pessoas utilizam o elixir oralpara combater o mau hálito, enquanto outras o utilizam para tentar prevenir as cárie dentárias.

LISTERINE® tem uma fórmula única de quatro óleos essenciais - eucaliptol, mentol, salicilato de metilo e timol – que penetrapara reduzir a placa bacteriana em profundidade e ajudar a manter a boca limpa e saudável.

Porque é importante o uso de um elixir bucal para a higiene oral?

A escovagem é essencial para manter uma boa saúde oral, mas não é o suficiente. Para complementá-la, é necessário adicionar o uso do fio dental, um elixir bucal diário e adotar uma nova rotina que ajude a eliminar as bactérias prejudiciais.

A língua, as paredes da boca, a linha das gengivas, os espaços entre os dentes.... Não existe uma escova capaz de chegar bem a todas estas áreas, independentemente da forma que tenha. Os elixires bucais LISTERINE® eliminam até 97%* das bactérias orais prejudiciais.

Quando e com que frequência deve-se usar o elixir oral?

O uso de um elixir oral não substitui a escovagem e o uso do fio dentário. Mas complementar a rotina de higiene oral com o uso do elixir bucal duas vezes por dia ajuda a manter os dentes e as gengivas mais saudáveis, mesmo em zonas mais difíceis de alcançar. Previne e reduz a placa bacteriana, uma das causas da gengivite e de problemas nas gengivas, e reforça o esmalte dos dentes.

Já usa o seu elixir oral com frequência? Leia abaixo outras dicas para melhorar a sua rotina de higiene oral

Se já segue as recomendações de limpeza oral com escovagemo, fio dentário e elixir oral, veja algumas outras dicas para manter a sua boca saudável:

  • Beba a quantidade recomendada de água diariamente.
  • Siga uma alimentação saudável e evite comidas e bebidas açucaradas.
  • Evite comer entre as refeições com frequência.
  • Substitua a escova de dentes a cada 3 meses, ou antes, se as cerdas estiverem irregulares.
  • Consultar um médico dentista regularmente, duas vezes por ano.

Pode também ler mais sobre nossos conselhos de higiene oral  elixires orais!

Referências:

Pan et al. Journal of Dentistry 38, S1 (2010) S16-S20

2 Ordem dos Médicos Dentistas. Barómetro de Saúde Oral 2019. Disponível em: https://www.omd.pt/observatorio/barometro/barometro2019/

3Healthline. Everything You Need to Know About Using Mouthwash. Disponível em: https://www.healthline.com/health/how-to-use-mouthwash

4NHS. How to keep your teeth clean. Disponível em: https://www.nhs.uk/live-well/healthy-body/how-to-keep-your-teeth-clean/

5American Dental Association. Mouthwash (Mouthrinse). Disponível em: https://www.ada.org/resources/research/science-and-research-institute/oral-health-topics/mouthrinse

Como bochechar