A xerostomia, também conhecida como secura da boca, geralmente ocorre quando há uma diminuição da produção de saliva. Estas afeções resultam em dificuldades em falar, em dores de garganta e na incapacidade de encontrar um copo de água suficientemente grande para saciar a sede.
Causas da secura da boca
Muitas coisas podem causar secura da boca.
- Determinados medicamentos, incluindo os medicamentos para a tensão arterial, os anti-histamínicos, os antidepressivos, os diuréticos e os anti-inflamatórios não esteroides podem diminuir a produção de saliva.
- O mesmo acontece com os tratamentos de radioterapia, as doenças das glândulas salivares, a diabetes, a respiração pela boca, a apneia do sono e determinadas doenças autoimunes.
- As pessoas que sofrem de distúrbios alimentares, como bulimia e anorexia, ou as mulheres grávidas ou lactantes, podem desenvolver secura da boca devido a alterações hormonais e desidratação.
- Outros fatores podem incluir stress, ansiedade e depressão.
Se não for tratada, a secura da boca pode provocar deterioração dos dentes, cáries, dificuldades em comer ou falar, ou até mesmo a perda de dentes.
Remédios para a boca seca
Os efeitos secundários da secura da boca podem ser resolvidos. Mascar pastilhas elásticas sem açúcar pode ajudar a estimular a saliva sem cobrir os dentes com excesso de açúcares. Outra alternativa consiste em bochechar com elixir para matar as bactérias e eliminar as partículas dos alimentos. Outras formas de prevenção e tratamento simples para a secura da boca incluem o limite de cafeína e o consumo de grandes quantidades de água.
Como combater o mau hálito