Gengivite – o que é, causas e como tratar

Organização Mundial de Saúde estima que doenças periodontais graves afetam cerca de 14% da população adulta global, cerca de 1 bilhão de casos em todo o mundo. A gengivite faz parte desse grupo de doenças, que é comum em todo o mundo.

O que é a gengivite?

A gengivite é uma forma ligeira e inicial da doença gengival que ocorre quando as bactérias e a placa bacteriana se acumulam na boca e levam à infeção da região.

 A gengivite pode ser tratada com sucesso, especialmente com a ajuda de um médico dentista. Mas se não for tratada, a doença pode levar a periodontite, um tipo mais grave de doença gengival.

Então desde inchaço à retração gengival, se notar alterações na boca e não tiver a certeza do que está a acontecer, informe-se sobre os sinais de alerta da gengivite para verificar se o que está a sentir poderão ser sintomas de infeção bacteriana.

As doenças periodontais são as principais causas da perda de dentes em adultos, de acordo com a Associação Americana de Medicina Dentária.

Principais causas da gengivite

Alguns hábitos são amplamente conhecidos por conduzir a doenças das gengivas (por exemplo, não escovar os dentes, não usar fio dental e elixir), mas há também causas menos conhecidas e surpreendentes de infeção bacteriana na sua boca.

Existem dois tipos principais de gengivite. A gengivite induzida por placas dentárias que ocorre quando a acumulação de placas irrita as gengivas e causa a inflamação.

Há também lesões gengivais não induzidas por placas que podem resultar de uma infeção bacteriana, viral, ou fúngica. Reações alérgicas, doenças e reações a corpos estranhos, tais como dentaduras, podem também causar gengivite.

Ambos os tipos podem progredir para periodontite se não forem tratados adequadamente.

O que é a película pegajosa nas gengivas?

Uma camada fina de bactérias, conhecida como «biofilme», pode agarrar-se praticamente a qualquer superfície. Por isso, ao acordar sente como se as suas gengivas e os seus dentes estivessem cobertos de baba. A presença do biofilme é normal e acontece a todos, mesmo se escova os dentes, usa fio dental ou bochecha com um elixir oral. No entanto, se não elimina o biofilme diariamente, é possível que se acumule e transforme em placa dentária.

A placa dentária, que pode provocar a doença das gengivas é composta por algumas bactérias nocivas (do tipo que cresce no açúcar que fica nas gengivas e nos dentes, e se transforma em ácido que deteriora os dentes) e algumas bactérias inofensivas (do tipo que faz com que o biofilme normal seja menos tentador para as bactérias sedentas de ácido).

Uma pessoa com um cuidado dentário extremamente minucioso, que escova os dentes, usa fio dental e bochecha diariamente, pode controlar e reduzir o tamanho do biofilme e, eventualmente, conseguir que esteja mais saudável ao aumentar a quantidade de bactérias inofensivas que este contém.

No entanto, se limpa e bochecha as suas gengivas e dentes com menor frequência, o biofilme (que em geral tem uma cor amarelo-pálido) pode endurecer, formando o tártaro, e aumentar a sua espessura, o que apenas o dentista pode eliminar com ferramentas profissionais. Siga a sua rotina do elixir para manter o biofilme no estado mais saudável possível.

Quais são os sintomas da gengivite?

Apesar de não ter sintomas evidentes ao início, a gengivite pode resultar em sintomas que incluem:

  • Sangramento gengival (ao escovar ou ao usar fio dental)
  • Gengivas vermelhas ou roxas-avermelhadas
  • Gengivas sensíveis que podem provocar dor ao toque
  • Gengivas inchadas
  • Mau hálito

Como tratar e prevenir a gengivite

Uma pessoa pode ser capaz de tratar uma fase precoce ou prevenir a gengivite em casa através da rotina de uma boa higiene oral:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.
  • Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
  • Usar elixir oral regularmente.

Outros cuidados também são importantes, como:

  • Controle a diabetes, se a tiver.
  • Não fume nem utilize outros produtos com tabaco.
  • Limite os alimentos e bebidas com muito açúcar, incluindo o álcool.
  • Consulte um dentista pelo menos uma vez por ano para fazer check-ups, e mais frequentemente se tiver sintomas de doenças das gengivas.

Se já tiver sintomas, procure o seu médico dentista. O tratamento da gengivite visa controlar a infeção e restaurar dentes e gengivas saudáveis. O profissional irá limpar completamente os seus dentes para remover bactérias nocivas, placa bacteriana e tártaro.

Todos os elixires tratam a gengivite?

Verifique sempre os ingredientes no frasco do elixir e procure ingredientes contra germes que ajudam a prevenir a doença das gengivas, como o elixir LISTERINE® (que tem eucaliptol, mentol, salicilato de metilo e timol, quatro óleos essenciais que estão clinicamente comprovados na eliminação dos germes que causam a doença das gengivas).

Utilizar um elixir regularmente irá combater as bactérias que se podem agarrar às suas gengivas e formar placa bacteriana. Quando a placa bacteriana não é atacada, pode endurecer e forma o tártaro. Alguns elixires também contêm flúor, que ajuda a proteger os dentes contra cáries.