Pense em tudo o que passa pela sua boca durante o dia.
A saliva transforma os hidratos de carbono em açúcares que alimentam as bactérias da boca, que começam a multiplicar-se continuamente.
Os germes são a principal causa dos problemas da boca: mau hálito, cáries, gengivite e até sensibilidade dentária.
Também se acumulam numa camada espessa chamada placa bacteriana que, se não for eliminada, pode calcificar transformando-se em tártaro. O tártaro é mais poroso do que o esmalte dentário, pelo que se tinge facilmente com o café, o vinho ou o tabaco, causando manchas nos dentes.
LISTERINE® elimina os germes que permanecem após à escovagem. Os germes podem ser muito desagradáveis. Eles estão em toda a parte: na língua, nas gengivas e até no céu da boca. Podem transformar-se em placa. Os dentes representam apenas cerca de 25 % da cavidade oral, por isso não importa o quão bem escova os dentes. A escovagem não é suficiente para matar todos os germes da boca.
LISTERINE® tem o poder de chegar a todos os cantos da boca, onde a escova de dentes não chega, e de limpar em profundidade as áreas mais difíceis.
A fórmula exclusiva de LISTERINE® inclui óleos essenciais que:
Eliminam até 97%* dos germes que resistem à escovagem.
Acaba com as bactérias do biofilme da placa bacteriana, uma camada muito fina de organismos microscópicos que cobre a superfície da boca.
Evita o mau hálito até 12 horas.
*Pan et al. Journal of Dentistry 38, S1 (2010) S16-S20
UM POUCO DE CIÊNCIA
A biopelícula dental é uma das principais causas da gengivite. A formação da placa bacteriana começa logo depois da escovagem. O efeito antibacteriano de LISTERINE® elimina uma ampla gama de espécies de germes ao romper a parede celular e inibindo a sua capacidade de se reproduzirem.
Elixir oral com flúor
O fluoreto de sódio é um mineral naturalmente existente que serve para proteger os dentes contra cáries dentárias. Está cientificamente provado que a quantidade correta de flúor na água e a utilização de dentífricos e elixires orais que contêm flúor tem um efeito benéfico significativo para a saúde oral e ajudam a reduzir as cáries dentárias.
O fluoreto de sódio reduz as cáries ao inibir a desmineralização (perda de minerais) e promover a remineralização da superfície dentária.
Os iões de flúor introduzem-se no esmalte e formam fluoroapatite, que é mais duro que a hidroxiapatite. Assim, o flúor reforça o esmalte, que fica mais resistente a ataques ácidos e a incidência de cáries dentárias é reduzida
Minerais para manter os seus dentes fortes
A camada exterior dos dentes é constituída por esmalte, que é composto principalmente por hidroxiapatite, um mineral formado por iões de cálcio e fosfato.
O esmalte é o material mais duro no corpo humano e proporciona a força necessária para morder e mastigar.
É importante ter um esmalte forte de forma a proteger as camadas interiores dos dentes, onde se encontra a dentina, a camada mais suave, que contém os vasos sanguíneos e os nervos. Se o esmalte perder alguns dos seus minerais (iões de cálcio e fosfato), tornar-se-á mais suave e a placa bacteriana poderá penetrar nas camadas interiores dos dentes, podendo assim causar cáries. Além disso, os dentes podem ficar mais sensíveis a situações de quente, frio e alimentos açucarados.
Os dentes estão sujeitos a ataques ácidos de alimentos e bebidas, e dos ácidos produzidos pela placa bacteriana. Assim, o esmalte é desmineralizado (perde minerais), enfraquece todos os dias e perde iões de cálcio e fosfato. O esmalte enfraquecido torna os dentes mais suscetíveis a cáries, que constitui um grave problema de saúde mundial.
Como bochechar