fluor.jpg
O que é o flúor?
O flúor é um mineral natural que é libertado das rochas para o ar, solo e água. O flúor é usado para prevenir as cáries dentárias. Quase toda a água que bebemos tem flúor, mas não o suficiente para prevenir as cáries dentárias. É geralmente utilizado na odontologia para as cáries dentárias e o esmalte. Mesmo em alguns países, a fim de reduzir as cáries dentárias, o flúor é adicionado ao abastecimento de água potável.
Como utilizar o flúor?
O flúor é utilizado principalmente na odontologia e em produtos de saúde oral. Por exemplo, em pastas de dentes, elixires bucais e outros suplementos. Atua parando e por vezes até invertendo o processo de formação das cáries.
O flúor pode ser aplicado de diferentes formas: tópica ou sistémica. De forma tópica, refere-se à aplicação de flúor através de pastas de dentes e enxaguamentos bucais, ou seja, através de produtos que contêm flúor. O flúor sistémico, contudo, pode ser aplicado através de suplementos de flúor, água com flúor e mesmo através de alguns alimentos. O flúor é absorvido pelo nosso aparelho digestivo e distribuído por todo o corpo através do sangue, chegando à saliva e entrando em contacto com os dentes.
Para manter os dentes limpos é recomendado escová-los duas vezes por dia com pasta de dentes com flúor, que irá parar a acumulação da placa bacteriana e contribuir para deter as cáries dentárias e doenças das gengivas.
Em suma, o flúor tem muitos benefícios para a nossa saúde dentária, mas tenha cuidado em usá-lo mais do que deveria. É importante consultar um dentista para saber quanto flúor podemos usar, uma vez que todas as pessoas são diferentes.
Porque é que o flúor é bom para si?
O flúor tem muitos benefícios para a higiene oral. Algumas das vantagens da utilização de flúor são:
- Inverter as cáries dentárias
- Retarda a perda de esmalte dos dentes
- Reconstrói o esmalte
- Previne o crescimento de bactérias potencialmente nocivas
- Efeito destrutivo na placa bacteriana
- Reduz a sensibilidade dentária
- Benefícios antes da erupção dentária
Mas, uma questão muito comum em relação ao flúor é se é bom para as crianças. Bem, as crianças com mais de 6 meses de idade podem beneficiar muito com o uso de flúor, tanto sistemicamente como topicamente, pois irá proteger os seus dentes de bebé e evitará as cáries nos dentes permanentes. Recomenda-se que as crianças mais novas, que possam engolir a pasta de dentes ou enxaguar, sejam supervisionadas por um adulto para evitar engolir grandes quantidades.
Para bebés com menos de 6 meses, a resposta é que não precisam de flúor. Os bebés devem ser introduzidos ao flúor à medida que os seus dentes nascem.
O uso de flúor pode ter muitos benefícios, mas também deve-se ter cuidado com o seu uso excessivo devido aos efeitos adversos que pode ter. As consequências do mau uso do flúor podem ser as seguintes:
- Pode levar ao envenenamento por flúor
- Pode causar manchas brancas ou castanhas nos dentes
- Quando usado em demasia, o esmalte pode ser afetado e assim levar à cárie dentária
Recomenda-se, portanto, que se fale com um dentista para descobrir o uso mais apropriado do flúor para cada paciente, uma vez que pode variar dependendo da idade, das características dos dentes do indivíduo, da genética e de quaisquer doenças orais que a pessoa tenha tido.