Higiene oral durante a gravidez

Quando está grávida, as suas hormonas estão em constante oscilação, o que pode ter um efeito na saúde das suas gengivas e dentes, tornando a sua boca mais vulnerável a bactérias e placa bacteriana. É por isso que a gravidez é um fator de risco para a doença das gengivas. Na verdade, é recomendável que as mulheres grávidas prestem atenção à higiene oral para proteger os dentes e as gengivas. Para proteger a sua saúde oral, siga esta rotina de elixir duas vezes por dia para que tenha menos uma preocupação durante os próximos 9 meses.

1. Irritação das gengivas

Estar grávida não significa que terá automaticamente problemas com as gengivas ou com os dentes. Apenas significa que deverá cuidar um pouco mais dos dentes durante este tempo para manter a sua saúde oral. Algumas das coisas pouco habituais que pode esperar que ocorram durante a sua gravidez são gengivas inflamadas, irritadas, inchadas e vermelhas que sangram um pouco quando escova os dentes ou usa fio dental (se tiver estes sintomas, lembre-se de que desaparecem geralmente depois da gravidez).

2. Hiperplasia gengival

Durante o segundo trimestre, algumas mulheres grávidas também apresentam um crescimento excessivo de tecido que aparece nas suas gengivas. São massas não cancerosas que têm uma cor vermelho-púrpura escuro e poderão ser uma forma de placa bacteriana. Visite o seu dentista para obter conselhos.

Conselhos de saúde oral durante a gravidez

  • Diga ao seu dentista que está grávida, o que poderá afetar tratamentos e raios X.
  • Se as suas gengivas incharem, procure um dentista para obter recomendação profissional.
  • Esteja atenta ao uso do fio dental diariamente.
  • Bocheche a boca diariamente com um elixir oral.

Utilize ferramentas inteligentes:

  1. Escovas de dentes com cerdas suaves ou escovas de dentes elétricas
  2. Dentífrico com flúor
  3. Elixir oral LISTERINE® que elimina os germes que provocam o mau hálito, a placa bacteriana e previne doenças das gengivas

Guia de bochecho para mulheres grávidas

PASSO 1: Coloque 20 mililitros (4 colheres de chá) de elixir dentro de um copo de vidro.

PASSO 2: Verta o conteúdo do copo na boca. Não dilua a solução em água.

PASSO 3: Bocheche durante 30 segundos (tente contar até 30 mentalmente ou utilize um cronómetro). Não se preocupe se não chegar aos 30 segundos da primeira vez, tornar-se-á mais fácil de cada vez que tentar.

PASSO 4: Durante o uso do elixir, bocheche a boca.

PASSO 5: Deite fora a solução no lavatório.