Skip to main content

A causa mais comum da doença das gengivas

N.º 1: Placa bacteriana

A doença das gengivas é provocada geralmente pela placa bacteriana, uma película espessa de bactérias que se forma nas gengivas e nos dentes, e que é eliminada através da escovagem, do uso do fio dental e do elixir oral diários. Se se enquadra nesta categoria, definitivamente, não está só: existem milhões de pessoas adultas que apresentam algum grau de doença das gengivas. A boa notícia: a doença das gengivas precoce é  reversível; por isso, está na altura de optar por alguns hábitos saudáveis. Os check-ups dentários a cada 6 meses, no mínimo, também são fundamentais.

N.º 2: Tabagismo

O tabaco interfere com a função normal das células dos tecidos gengivais, de modo que a boca torna-se mais vulnerável às infeções, como a doença das gengivas.

N.º 3: Alterações hormonais

Durante a gravidez ou, algumas vezes, durante os ciclos menstruais mensais normais, as hormonas podem aumentar ou diminuir, o que faz com que as gengivas sejam mais suscetíveis à doença das gengivas. Estar grávida não significa que terá automaticamente problemas com as gengivas ou com os dentes. Apenas significa que deverá cuidar um pouco mais dos dentes durante este tempo para manter a sua saúde oral. Algumas das coisas pouco habituais que pode esperar que ocorram durante a sua gravidez são gengivas inflamadas, irritadas, inchadas e vermelhas que sangram um pouco quando escova os dentes ou usa fio dental (se tiver estes sintomas, lembre-se de que desaparecem geralmente depois da gravidez).

N.º 4: Medicamentos prescritos

Os medicamentos podem causar efeitos secundários, como a diminuição da produção e do fluxo de saliva, provocando assim secura da boca, o que permite que as bactérias se disseminem mais rápido. Se estiver preocupado/a com o estado das suas gengivas, consulte o seu médico para falar sobre os medicamentos que está a tomar.

N.º 5: Deficiências nutricionais

É difícil conseguir ingerir todas as suas vitaminas diárias, mas se não tomar vitamina C suficiente, pode prejudicar as suas gengivas particularmente. Uma dieta com elevado teor de açúcar e hidratos de carbono e baixo teor de água e vitamina C pode provocar problemas nas gengivas.

N.º 6: Dentes desalinhados

Se tem dentes sobrepostos ou desalinhados, que é uma situação comum, isto pode criar um campo propício para a doença das gengivas. Os dentes desalinhados criam mais espaços onde a placa bacteriana se pode acumular e prejudicar os dentes e as gengivas. (Conselho: por isso, tenha especial cuidado durante a escovagem ou uso do fio dental nestas áreas.)

N.º 7: Antecedentes familiares

Se tem antecedentes da doença das gengivas na sua família, deve mencioná-lo ao seu dentista porque pode aumentar o risco de desenvolver esta infeção bacteriana.

O que é a gengivite?

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas Sabor Suave

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

5 alimentos surpreendentes que podem prejudicar a higiene da sua boca

4 hábitos não tão inocentes que podem prejudicar a sua boca