Skip to main content

Cuidado com estes seis alimentos e bebidas que podem prejudicar a higiene da sua boca

A principal causa das cáries, que são basicamente buracos nos dentes, é o ácido que se deposita nos dentes e desgasta o esmalte com o tempo. Os alimentos, desde doces açucarados a hidratos de carbono à base de amiláceos, dissolvem-se em açúcares que se convertem em ácido na boca, que ataca os dentes e enfraquece o seu forte revestimento. Para manter os dentes fortes e o esmalte intacto, evite estes alimentos nocivos.

N.º 1: Doces duros

Como pode imaginar, os doces açucarados e duros como pedras que chupa durante um longo período, ou que despedaça com os dentes, afetam seriamente o esmalte e colocam em risco a saúde da boca. Os doces estão repletos de açúcar que adere aos dentes e leva muito tempo a dissolver-se, o que expõe as gengivas e os dentes ao açúcar prejudicial.

N.º 2: Bebidas ácidas

Os sumos, as bebidas  refrigerantes estão repletos de açúcar e ácido, o que representa más notícias para os dentes. Se quiser beber algo que não seja água, procure marcas que não tenham açúcares adicionados ou tente adicionar um pouco de fruta ou verdura, como melancia ou pepino, à água simples para obter um sabor refrescante que seja menos prejudicial. Considere também diluir o sumo com água para que seja menos prejudicial para os dentes.

N.º 3: Bolos

Esta guloseima, ou qualquer outro doce que contenha uma grande quantidade de açúcar, representa um problema para os dentes. Os doces pegajosos são os piores agentes responsáveis, e até mesmo as frutas secas, como os damascos secos, podem ser um problema para o esmalte dentário. Os alimentos que aderem facilmente aos dentes e se introduzem entre as gengivas e os dentes permitem que os açúcares ataquem o esmalte e são difíceis de remover. Tente não consumir alimentos com açucar

N.º 4: Gelo

Mastigar gelo e outras substâncias duras podem potencialmente partir o seu esmalte, deixando os dentes expostos. Deve também evitar outros hábitos prejudicais que envolvem a boca, como abrir garrafas ou pacotes de batatas fritas com os dentes.

N.º 5: Frutos secos duros

Para além da possibilidade de partir o esmalte, mastigar frutos secos duros também pode danificar implantes dentários, próteses e aparelhos dentários. Tente comer pedaços de frutos secos mais pequenos, sobretudo se forem duros, ou comer frutos secos moídos em manteigas ou produtos para untar, como manteiga de caju.

* Advanced White e Advanced Defence Sensitive bocheche 10ml, durante 60sec. Nightly Reset bocheche 15ml, durante 60 segundos. 6+ para elixir oral sem álcool, exceto Advanced Defence Sensitive (+18) e 12+ elixir oral contendo álcool.

Cáries: Prevenir, prevenir, prevenir

LISTERINE® Proteção Anti-Cáries

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

LISTERINE® Nightly Reset

LISTERINE® Smart Rinse®

Placa bacteriana vs. tártaro

Detete as cáries a tempo: observe estes 5 sinais

Nota que o esmalte dos seus dentes está erodido?