Manchas nos dentes

Compreenda o que provoca a descoloração dos dentes e descubra a verdadeira cor dos dentes naturalmente brancos (a resposta pode surpreender-lhe).

Causas das manchas nos dentes

Deve saber que a cor dos dentes varia muito de uma pessoa para outra e depende de diferentes parâmetros:

  • Humidade: os dentes secos tendem a parecer mais brancos do que os húmidos.
  • Idade: como resultado do envelhecimento, os dentes também mudam de cor.
  • Cor da pele: estudos mostraram a relação entre a cor da pele mais escura e os dentes mais brancos.
  • Sexo: há evidências de que os dentes das mulheres são mais claros que os dos homens.
  • Dente: por fim, também existem diferenças entre as cores dependendo do dente que observamos. Por exemplo, os dentes temporários ou de leite são mais brancos e mais claros do que os dentes definitivos.

Apesar da variação na cor dos dentes, muitas vezes aparecem algumas manchas, que podem ser de vários tipos, como manchas amarelas, pequenas manchas brancas ou mesmo manchas castanhas.

Existem muitas causas para as quais manchas podem ser geradas nos dentes, como:

Fatores internos

  • Doenças metabólicas
  • Distúrbios de calor
  • Envelhecimento
  • Patologias dentais, como cáries

Fatores externos

  • Alimentos
  • Tabaco
  • Clorexidina

5 COISAS QUE MANCHAM OS SEUS DENTES

Sabemos o que isso é. Comemos algo um pouco roxo-escuro e da próxima vez que nos olhamos ao espelho, a nossa língua está preta e os nossos dentes cobertos de cor. Analise esta lista dos principais alimentos e bebidas conhecidos por descolorar os dentes, e trate de bochechar a boca e escovar os dentes depois de consumi-los. Quando isto não é uma opção, utilize água para eliminá-los da boca.

N.º 1: Gelados de laranja

E os roxos, vermelhos e azul-celeste também. Os alimentos como os gelados aromatizados que adquirem a sua cor a partir de corantes podem manchar os seus dentes. Lembre-se desta regra: se a sua língua ficar de cor diferente, também está a descolorar os dentes, de uma forma menos óbvia.

N.º 2: Bagas escuras

Desde mirtilos, framboesas a amoras, todas estas bagas podem manchar os dentes. Isto não é motivo para evitar o consumo destes superalimentos ricos em antioxidantes. Deve apenas assegurar-se de bochechar a boca depois de saborear estas frutas sumarentas.

N.º 3: Vinho

Sim, o vinho tinto é um agressor conhecido; no entanto, sabia que o vinho branco, com os seus taninos, também pode descolorar os seus dentes?

N.º 4: Ketchup

Este condimento escuro e açucarado que contém especiarias potentes, como caril, cominho e açafrão, pode manchar os dentes com o tempo. Apenas tem de se certificar de que bochecha a boca e escova os dentes depois de fazer refeições que contenham ketchup. Se isso não for uma opção, beba água para eliminar as partículas de comida que mancham os dentes.

N.º 5: Refrigerantes

Com açúcar ou sem açúcar, os refrigerantes descoloram os dentes e o seu sorriso. Os refrigerantes não são amigos da boca e devem ser evitados.

Como eliminar as manchas dos dentes

O tratamento será diferente, dependendo da origem das manchas, e deve ser sempre determinado a critério do dentista.

Recomendamos que siga bons hábitos de higiene bucal e use um elixir branqueador, como LISTERINE® Advanced White por 60 segundos, duas vezes ao dia. Desta forma, não só evitará o aparecimento de manchas escuras, mas também a acumulação de placa bacteriana e cáries.

LISTERINE® ADVANCED WHITE SABOR SUAVE

LISTERINE® Advanced White Sabor Suave