Dentes amarelos: causas e soluções

Alguma vez olhou-se ao espelho e perguntou-se como foi que os seus dentes ficaram tão amarelos? Muitos de nós já o fizemos. Uma vez que o amarelecimento pode acontecer de forma gradual, pode ser facilmente ignorado. Felizmente, os dentes amarelados não são um sinal de uma condição médica grave. E, ainda que sinta que perdeu o seu melhor acessório, o seu sorriso branco e brilhante, o que pode ser desalentador e abalar a confiança, pode recuperá-lo. Para começar, deve estar ciente das causas do amarelecimento e de como pode evitar ou limitar a exposição a essas causas.

Os principais 6 motivos pelos quais os seus dentes estão amarelos

MOTIVO N.º 1: Está a envelhecer

Os dentes também podem começar a ficar amarelos como parte natural do processo de envelhecimento. Isto acontece à medida que o revestimento protetor forte e branco dos dentes, conhecido como esmalte, enfraquece com o tempo devido ao desgaste diário dos dentes.

MOTIVO N.º 2: Fuma

Os produtos derivados do tabaco, desde o fumo do cigarro ao do cachimbo, mancham os dentes. Se você fuma, os seus dentes irão escurecer com o tempo.

MOTIVO N.º 3: A sua higiene oral é deficiente

Quando não escova os dentes, não usa fio dental nem bochecha a boca diariamente para eliminar a acumulação de placa bacteriana e o tártaro, isto pode acelerar a descoloração dos dentes.

MOTIVO N.º 4: Está a tomar medicamentos

Determinados medicamentos, como os antibióticos doxiciclina e tetraciclina, podem escurecer os dentes das crianças com menos de 8 anos. Alguns anti-histamínicos, medicamentos para a hipertensão arterial e medicamentos antipsicóticos também podem manchar os dentes das pessoas adultas. Fale com o seu médico sobre qualquer possível efeito secundário dos medicamentos que está a tomar atualmente, ou que vai começar a tomar.

MOTIVO N.º 5: Tem uma doença

Uma causa menos comum de descoloração dos dentes pode ser uma doença que afeta o esmalte, ou o tratamento de uma doença, como a quimioterapia ou a radiação que é utilizada para tratar o cancro. Neste caso, a descoloração tem uma cor mais acastanhada.

MOTIVO N.º 6: O amarelecimento encontra-se nos seus genes

É possível também que tenha herdado um esmalte que seja mais amarelo do que o das outras pessoas cujos genes diferem.

Se nota que os seus dentes são mais amarelos do que o desejado, pode solucionar este problema mediante elixires LISTERINE® Advanced White

A minha prótese pode ficar amarela com o tempo?

Sim, as próteses podem manchar e mudar de cor com o passar do tempo. Quando os dentes não são escovados diariamente, a placa bacteriana cheia de bactérias e os resíduos de alimentos esquecidos podem dar lugar ao aparecimento de manchas nos dentes com um aspeto cinzento amarelado, verde e até mesmo preto. (No entanto, os implantes dentários, como as coroas e os revestimentos não podem ser branqueados.) Evite esta situação através de uma excelente higiene oral, mesmo quando os seus dentes são postiços, e escove e remova as próteses regularmente, sem se esquecer de também seguir os passos adequados de limpeza das próteses.

Soluções para dentes amarelos

Recomendamos-lhe visitar a sua clínica dentária de confiança para que um dentista possa estudar o seu caso e recomendar a melhor solução para ter dentes brancos. Além disso, lembre-se que deve seguir bons hábitos de higiene oral e que existem elixires branqueadores, como LISTERINE® Advanced White. O uso desse elixir evita não apenas o aparecimento de manchas escuras, mas também a acumulação de placa bacteriana e formação de cáries.

LISTERINE® Advanced White Sabor Suave