Skip to main content

Pare de ranger: poderá estar a causar sensibilidade dentária

Independentemente de tratar bem os dentes durante todo o dia, há um fator comum que poderá estar a danificar os dentes à noite: o ranger dos dentes. É possível que nem tenha ideia do que está a fazer, mas assim que conhecer os sintomas, poderá surpreender-se.

Ranger os dentes durante a noite pode apresentar sintomas muito subtis. A maioria das pessoas simplesmente notam que acordam stressadas com uma dor de maxilar. Frequentemente, também, dizem ter uma dor de cabeça persistente ao longo do dia. E dado que estes sintomas podem, muitas vezes, passar despercebidos, o ranger noturno continua e ocorrem muitos danos ocultos nos dentes.

O ranger dos dentes (também conhecido como bruxismo) é apenas outra forma de o nosso corpo reagir ao stress, mas se não for controlado, pode causar uma grande sensibilidade dentária, que não só é dolorosa, mas também stressante. Os danos ocorrem lentamente com o passar do tempo: o ranger provoca pequenas rachaduras no esmalte dos dentes. Por fim, a dentina, a camada sensível que se encontra debaixo do esmalte, fica exposta e faz com que os dentes fiquem vulneráveis às altas e baixas temperaturas.

Não deixe que um problema conduza a outro. Se suspeitar que pode estar a ranger os dentes, visite o seu dentista para que este possa verificar se apresenta sintomas e possivelmente prescrever-lhe um protetor noturno. Isto deve ajudá-lo/a a si e aos seus dentes a ter uma boa noite de sono.

Porque é que me doem os dentes

LISTERINE® Advanced Defence Sensitive

Porque é que a dentina é tão importante como o esmalte dos dentes

4 formas de aliviar os dentes sensíveis