Skip to main content

Porque é que a dentina é tão importante como o esmalte dos dentes

No que diz respeito aos dentes, fala-se muito sobre o esmalte e porque é que devemos protegê-lo, mas nunca sabe ao certo porquê. É para manter os seus dentes brilhantes e brancos? É para prevenir cáries? Ambas as respostas são SIM, mas existe uma resposta ainda mais importante: se não cuidar do seu esmalte, a sua dentina irá ficar exposta.

Se o esmalte é a estrela do espetáculo, a dentina é a atriz secundária. Localizada por baixo do esmalte, a dentina consiste numa camada sensível de tecidos vivos e túbulos que comunicam com os nervos do dente. Quando as suas gengivas recuam e a dentina fica exposta, coisas que nunca tenham provocado dor nos dentes podem começar a causar uma dor intensa. Isso deve-se ao facto de os túbulos dentinários estarem a permitir que coisas como sopa quente ou gelados frios estimulem diretamente os nervos do dente, o que resulta na dor aguda que chamamos de «sensibilidade dentária».

Agora que sabe, não se esqueça da sua dentina! Cuide do seu esmalte escovando os dentes suavemente, evitando alimentos ácidos e prevenindo a secura da boca; assim irá preservar a sua dentina.

Porque é que me doem os dentes

LISTERINE® Advanced Defence Sensitive

4 formas de aliviar os dentes sensíveis

Pare de ranger: poderá estar a causar sensibilidade dentária