Como identificar e tratar a sensibilidade dentária?

Já sabemos que a sensibilidade dentária é o resultado do desgaste e enfraquecimento do esmalte que reveste o dente. Algumas das principais causas são a escovagem agressiva, a falta de rotina de cuidados orais, a recessão gengival e o tipo de alimentação.

Quer saber porquê? Leia mais aqui.

Mas sabe de facto como cuidar do problema?

Sintomas da sensibilidade dentária

Os sintomas da sensibilidade dentária são muito parecidos com os de uma cárie, pelo que podemos confundí-los facilmente. Embora os sintomas sejam muito semelhantes, a sensibilidade dentária é uma condição separada com suas próprias causas e tratamentos.

A dor aguda ou desconforto são os maiores indicadores de dentes sensíveis. Principalmente em resposta a certos estímulos como temperaturas quentes ou frias.

Este pode ser um problema temporário ou prolongado, em apenas um dente, vários dentes ou em todos.

Se tem dúvida se seus dentes estão a ficar supersensíveis, aqui estão alguns sinais que deve ter em atenção:

  • Sensibilidade a variações de temperatura
  • Desconforto ​​a alimentos e bebidas quentes ou frias
  • Dor durante a escovagem ou uso do fio dentário
  • Sensibilidade a alimentos e bebidas ácidas e doces

A verdade é que sentir uma dor ocasional ou um leve desconforto depois de comer ou beber algo muito quente ou frio é completamente normal. Durante essas sensações, sentimos que nossos dentes vão cair, mas a sensibilidade dentária não está ligada às raízes dos dentes. Diz respeito principalmente ao desgaste do esmalte – uma camada que protege nossos dentes e terminações nervosas.

Sem essa proteção do esmalte, uma parte muito importante fica exposta: a dentina.

Porque é que a dentina é tão importante como o esmalte dos dentes?

No que diz respeito aos dentes, fala-se muito sobre o esmalte e porque é que devemos protegê-lo, mas nunca sabe ao certo porquê. É para manter os seus dentes brilhantes e brancos? É para prevenir cáries? Ambas as respostas são SIM, mas existe uma resposta ainda mais importante: se não cuidar do seu esmalte, a sua dentina irá ficar exposta.

O que é a dentina?

Se o esmalte é a estrela do espetáculo, a dentina é a atriz secundária. Localizada por baixo do esmalte, a dentina consiste numa camada sensível de tecidos vivos e túbulos que comunicam com os nervos do dente.

Quando as suas gengivas recuam e a dentina fica exposta, coisas que nunca tenham provocado dor nos dentes podem começar a causar uma dor intensa. Isso deve-se ao facto de os túbulos dentinários estarem a permitir que coisas como sopa quente ou gelados frios estimulem diretamente os nervos do dente, o que resulta na dor aguda que chamamos de «sensibilidade dentária».

Formas de aliviar as dores e tratar os dentes sensíveis

  1. Não escove os dentes com agressividade. Seja gentil

Os dentes sensíveis necessitam de cuidados adicionais. Quanto mais intensa for a escovagem, mais desgasta o esmalte e expõe a dentina sensível. Mesmo que comece a sentir os dentes melhores, é importante continuar a escová-los suavemente com cerdas suaves.

  1. Pare de cerrar os dentes e alivie o stress

Pergunta-se por que razão os seus dentes estão tão stressados? Se acorda com o maxilar dorido, a resposta pode ser que estava a ranger os dentes. Comece por utilizar uma proteção da boca para o/a impedir de castigar os seus dentes ainda mais.

  1. Dê-lhes umas férias do branqueamento

Todas as pessoas gostam de dentes brancos, mas os seus dentes nem sempre gostam de remover as manchas. Se fizer branqueamentos demasiadas vezes, pode tornar o seu esmalte mais fino, expondo a sua dentina e causando dor. Faça um intervalo até a sua sensibilidade desaparecer de vez.

  1. Cuide do que come e bebe

Considere tomar cuidado ao comer ou beber alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes, frutas ácidas e vinho – que podem remover pequenas quantidades de esmalte dos dentes ao longo do tempo. Ao beber líquidos ácidos, use uma palhinha para limitar o contacto com os dentes. Depois de comer ou beber algo ácido, não se esqueça de beber água para equilibrar os níveis de ácido na boca.

  1. Não se arme em herói/heroína

A sua dor dura mais do que um minuto? Se sim, não espere mais e dirija-se a um dentista. O seu dentista pode indicar uma pasta dentífrica para dentes sensíveis, criar um revestimento para o dente a partir de flúor ou anexar um revestimento de porcelana para o dente.

Agora que sabe, não se esqueça da sua dentina! Cuide do seu esmalte escovando os dentes suavemente, evitando alimentos ácidos e prevenindo a secura da boca; assim irá preservar a sua dentina.

E cuide sempre da sua saúde oral, com escovagem diária, ao menos duas vezes ao dia, e uso de pasta dentrífica para dentes sensíveis, o uso do fio dental e elixir bucal preferencialmente sem álcool. Além de ir ao médico dentista com regularidade.