Como aliviar a sensibilidade dentária

Não tem de viver com receio de comer ou beber os alimentos ou bebidas errados por poderem desencadear dores agoniantes na boca. Siga estes conselhos para aliviar a dor da sensibilidade e fortalecer o esmalte.

4 formas de aliviar os dentes sensíveis

  1. Não seja agressivo/a.

    Os dentes sensíveis necessitam de cuidados adicionais. Quanto mais intensa for a escovagem, mais desgasta o esmalte e expõe a dentina sensível. Mesmo que comece a sentir os dentes melhores, é importante continuar a escová-los suavemente com cerdas suaves.

  2. Pare de cerrar os dentes e alivie o stress.

    Pergunta-se por que razão os seus dentes estão tão stressados? Se acorda com o maxilar dorido, a resposta pode ser que estava a ranger os dentes. Comece por utilizar uma proteção da boca para o/a impedir de castigar os seus dentes ainda mais.

  3. Dê-lhes umas férias do branqueamento.

    Todas as pessoas gostam de dentes brancos, mas os seus dentes nem sempre gostam de remover as manchas. Se fizer branqueamentos demasiadas vezes, pode tornar o seu esmalte mais fino, expondo a sua dentina e causando dor. Faça um intervalo até a sua sensibilidade desaparecer de vez.

  4. Não se arme em herói/heroína.

    A sua dor dura mais do que um minuto? Se sim, não espere mais e dirija-se a um dentista. O seu dentista pode criar um revestimento para o dente a partir de flúor ou anexar um revestimento de porcelana para o dente.

Porque é que a dentina é tão importante como o esmalte dos dentes?

No que diz respeito aos dentes, fala-se muito sobre o esmalte e porque é que devemos protegê-lo, mas nunca sabe ao certo porquê. É para manter os seus dentes brilhantes e brancos? É para prevenir cáries? Ambas as respostas são SIM, mas existe uma resposta ainda mais importante: se não cuidar do seu esmalte, a sua dentina irá ficar exposta.

O que é a dentina?

Se o esmalte é a estrela do espetáculo, a dentina é a atriz secundária. Localizada por baixo do esmalte, a dentina consiste numa camada sensível de tecidos vivos e túbulos que comunicam com os nervos do dente. Quando as suas gengivas recuam e a dentina fica exposta, coisas que nunca tenham provocado dor nos dentes podem começar a causar uma dor intensa. Isso deve-se ao facto de os túbulos dentinários estarem a permitir que coisas como sopa quente ou gelados frios estimulem diretamente os nervos do dente, o que resulta na dor aguda que chamamos de «sensibilidade dentária». Agora que sabe, não se esqueça da sua dentina! Cuide do seu esmalte escovando os dentes suavemente, evitando alimentos ácidos e prevenindo a secura da boca; assim irá preservar a sua dentina.

LISTERINE® Advanced Defence Sensitive