Inimigo n.º 1: Coisas frias
Pensou em afogar as suas preocupações relativas à sua sensibilidade dentária num quilo de gelado? Pense novamente. O seu esmalte é como uma capa que evita que o seu dente congele quando alimentos gélidos atingem a sua superfície e, quando há um desgaste, as coisas frias são realmente dolorosas. Até mesmo respirar ar frio pode conduzir àquele silvo de dor inesperado nos seus dentes.
Inimigo n.º 2: Coisas quentes
Tal como não deseja ter água quente a ferver salpicada na pele, os seus dentes não suportam líquidos a temperaturas quentes como o café, o chá e a sopa quando o esmalte está erodido.
Inimigo n.º 3: Coisas ácidas
Gosta de citrinos, tomates, picles, doces ácidos, refrigerantes «light» e vinho? Os seus dentes não. O ácido corrói o esmalte, tornando os dentes mais sensíveis do que nunca.
Inimigo n.º 4: Coisas doces
Outra causa de acidez é o açúcar. As bactérias da sua boca adoram açúcar, e quanto mais come, mais ácido elas produzem. Sabemos que toda a gente tem uma queda por doces, mas algumas das piores causas a evitar são os refrigerantes, as bebidas isotónicas e os sumos.
Inimigo n.º 5: Coisas duras
Quando morde um gelado, doces duros e frutos secos, pode causar fissuras nos seus dentes, expondo nervos que ficam irritados quando mastiga.
Como aliviar os dentes sensíveis
5 causas da sensibilidade dentária
Tenho dentes sensíveis, isso significa que tenho cáries dentárias?
Qual é a diferença entre sensibilidade dentária, dor na boca e gengivas sensíveis?