Diferença entre sensibilidade dentária e a dor de dentes

A sensibilidade dentária é normalmente uma dor penetrante, intermitente e aguda em resposta ao ar frio ou aos alimentos e bebidas que estão particularmente quentes ou frios ou que são muito doces ou amargos. Se sentir uma dor na boca mais forte e constante, muito provavelmente trata-se de um diferente tipo de dor na boca.

À medida que as gengivas se retraem, a dentina fica mais exposta e os seus dentes ficam menos protegidos de sensações como o quente e o frio. Embora a sensibilidade dentária não seja assim tão diferente, as gengivas sensíveis ficarão vermelhas e poderão sangrar. Ao contrário dos dentes sensíveis, as gengivas sensíveis poderão não doer nada. Mas quanto mais tempo as ignorar, pior será para os seus dentes, por isso consulte o seu dentista assim que possível.

Se sentir dor de dentes, evite o seguinte:

Inimigo n.º 1: Coisas frias

Pensou em afogar as suas preocupações relativas à sua sensibilidade dentária num quilo de gelado? Pense novamente. O seu esmalte é como uma capa que evita que o seu dente congele quando alimentos gélidos atingem a sua superfície e, quando há um desgaste, as coisas frias são realmente dolorosas. Até mesmo respirar ar frio pode conduzir àquele silvo de dor inesperado nos seus dentes.

Inimigo n.º 2: Coisas quentes

Tal como não deseja ter água quente a ferver salpicada na pele, os seus dentes não suportam líquidos a temperaturas quentes como o café, o chá e a sopa quando o esmalte está erodido.

Inimigo n.º 3: Coisas ácidas

Gosta de citrinos, tomates, picles, doces ácidos, refrigerantes «light» e vinho? Os seus dentes não. O ácido corrói o esmalte, tornando os dentes mais sensíveis do que nunca.

Inimigo n.º 4: Coisas doces

Outra causa de acidez é o açúcar. As bactérias da sua boca adoram açúcar, e quanto mais come, mais ácido elas produzem. Sabemos que toda a gente tem uma queda por doces, mas algumas das piores causas a evitar são os refrigerantes, as bebidas isotónicas e os sumos.

Inimigo n.º 5: Coisas duras

Quando morde um gelado, doces duros e frutos secos, pode causar fissuras nos seus dentes, expondo nervos que ficam irritados quando mastiga.

Tenho dentes sensíveis, isso significa que eu tenho cáries dentárias?

As cáries podem causar sensibilidade dentária. Mas existem muitas outras causas de sensibilidade dentária, incluindo a escovagem demasiado agressiva, a doença das gengivas, as fissuras no esmalte, o ranger de dentes e os tratamentos de branqueamento. Não tem a certeza do que está a causar a sua dor? Talvez seja um bom momento para visitar o seu dentista.

Como aliviar os dentes sensíveis

LISTERINE® Advanced Defence Sensitive