O que é a dor de dente?
A dor de dente é uma dor dentro ou ao redor de um dente. Pequenas dores de dente podem vir de irritação temporária da gengiva ou mais graves, que podem ser causadas por problemas dentários e bucais que não melhoram por conta própria e precisarão ser tratados por um médico dentista.
A dor pode ser constante, sentida após o estímulo (do calor, frio, alimento ou bebida doce, mascar, ou escovar), ou ambos.
Causas de dor de dente
As causas mais comuns da dor de dente são:
- Cáries
- Pulpite
- Abscesso periapical
- Trauma
- O dente do siso que empurra o tecido da gengiva
As dores de dente são geralmente causadas por cáries dentárias, que podem ser prevenidas com uma rotina diária de higiene oral.
A escovagem diária ajuda a eliminar a placa nos dentes, formada por bactérias que produzem ácidos que podem danificar o esmalte do dente e a dentina.
Quais são os sintomas da dor de dente?
- Dor de dente que pode ser aguda, latejante ou constante. Em algumas pessoas, a dor ocorre apenas quando a pressão é aplicada ao dente (mordendo algo).
- Inchaço ao redor do dente.
- Febre ou dor de cabeça.
- Drenagem de mau gosto do dente infectado.
- Um mau odor da boca.
Sensibilidade dentária? Ela é o mesmo que dor de dente?
A sensibilidade dentária é normalmente uma dor penetrante, intermitente e aguda em resposta ao ar frio ou aos alimentos e bebidas que estão particularmente quentes ou frios ou que são muito doces ou amargos. Se sentir uma dor na boca mais forte e constante, muito provavelmente trata-se de um diferente tipo de dor na boca.
À medida que as gengivas se retraem, a dentina fica mais exposta e os seus dentes ficam menos protegidos de sensações como o quente e o frio. Embora a sensibilidade dentária não seja assim tão diferente, as gengivas sensíveis ficarão vermelhas e poderão sangrar.
O que pode causar dentes sensíveis?
Algumas pessoas podem naturalmente ter dentes mais sensíveis do que outras devido ao esmalte do dente. O esmalte é a camada externa do dente que o protege. Em muitos casos, o esmalte pode desgastar por:
- Escovar os dentes com muita força
- Usar uma escova de dentes dura
- ranger os dentes à noite
- comer ou beber regularmente alimentos e bebidas ácidas
Se sentir dor de dentes, saiba que existem alguns alimentos e bebidas que são inimigos do seu dente. Por isto, evite o seguinte:
N.º 1: Alimentos ou bebidas frias
Pensou em afogar as suas preocupações relativas à sua sensibilidade dentária num quilo de gelado? Pense novamente. O seu esmalte é como uma capa que evita que o seu dente congele quando alimentos gélidos atingem a sua superfície e, quando há um desgaste, as coisas frias são realmente dolorosas. Até mesmo respirar ar frio pode conduzir àquele silvo de dor inesperado nos seus dentes.
N.º 2: Alimentos ou bebidas quentes
Tal como não deseja ter água quente a ferver salpicada na pele, os seus dentes não suportam líquidos a temperaturas quentes como o café, o chá e a sopa quando o esmalte está erodido.
N.º 3: Alimentos ou bebidas ácidas
Gosta de citrinos, tomates, picles, doces ácidos, refrigerantes e vinho? Os seus dentes não. O ácido corrói o esmalte, tornando os dentes mais sensíveis do que nunca.
N.º 4: Alimentos ou bebidas doces
Outra causa de acidez é o açúcar. As bactérias da sua boca adoram açúcar, e quanto mais come, mais ácido elas produzem. Sabemos que toda a gente tem uma queda por doces, mas algumas das piores causas a evitar são os refrigerantes, as bebidas isotónicas e os sumos.
N.º 5: Alimentos duros
Quando morde um gelado, doces duros e frutos secos, pode causar fissuras nos seus dentes, expondo nervos que ficam irritados quando mastiga.
Tenho dentes sensíveis, isso significa que eu tenho cáries dentárias?
As cáries podem causar sensibilidade dentária. Mas existem muitas outras causas de sensibilidade dentária, incluindo a escovagem demasiado agressiva, a doença das gengivas, as fissuras no esmalte, o ranger de dentes e os tratamentos de branqueamento.
O que posso fazer para aliviar os sintomas da dor de dente antes de ir ao médico dentista?
- Manter uma boa higiene oral e utilizar uma escova de dentes macia. Complete com o uso de fio ou fita dentária.
- Usar dentífrico para dentes sensíveis e evite aqueles mais abrasivos (branqueadores e antitártaro).
- Complementar a escovagem dentária com elixires ou colutórios com flúor que, com uso diário, promovem a remineralização do esmalte e travam o desgaste maior do dente.
Não tem a certeza do que está a causar a sua dor? Talvez seja um bom momento para visitar o seu médico dentista.
Como aliviar os dentes sensíveis