Como evitar o mau hálito

Dossier : Mau hálito temporário ou halitose?

Alguns simples passos melhoram notavelmente os casos de mau hálito, a maioria deles causados por problemas orais. Consulte os passos diários que o ajudarão a manter um hálito fresco.

 

CUIDADO COM A HIGIENE ORAL

Para prevenir o mau hálito, em primeiro lugar deve tratar as suas causas, principalmente no que diz respeito à higiene diária:

  • Escovar os dentes depois de cada refeição
  • Utilizar fio dentário
  • Utilizar um elixir oral

Combatem-se muitas bactérias escovando a parte de trás da língua, onde ficam as papilas gustativas, e a parte interior das bochechas e do palato.

O uso de um elixir oral, como LISTERINE® MENTA FRESCA, como parte de uma rotina diária vai ajudá-lo a eliminar as bactérias que causam o mau hálito, inclusivé onde a escova não consegue alcançar.

 

O PAPEL DA SALIVA NA LUTA CONTRA O MAU HÁLITO

A saliva ajuda a eliminar os maus odores da boca. Os citrinos, como a laranja e o limão, e os alimentos ricos em fibra, como algumas verduras, estimulam a produção da saliva.

Mastigar pastilhas sem açúcar com sabor a menta ou chupar rebuçados pode dissimular o mau hálito através do seu sabor e estimular a produção de saliva. Contudo, o mau hálito volta quando terminar.

 

EVITAR A SECURA DA BOCA

O mau hálito pode ser reduzido limitando os elementos que causam a redução do fluxo da saliva e secam a boca:

  • Respire pelo nariz e não só pela boca.
  • Assegure-se que toma os medicamentos corretamente. Por exemplo, alguns anti-histamínicos secam a boca.
  • Evitar engolir a comida sem mastigar, pois quanto menos mastigar menos saliva produz.
  • Não esteja muito tempo sem beber água.

Outras formas caseiras de evitar o mau hálito:

Tenha uma dieta saudável e equilibrada, e tente não misturar amidos (batatas, massas ou pão) com proteínas. E na sobremesa, escolha fruta assada e um chá de menta, anís, camomila ou tomilho.

Beba muitos liquidos.

Coma verduras frescas e com fibra, como cenouras e bróculos, porque ajudam a limpar os dentes.

Se pela manhã a sua boca tem um gosto amargo deve tentar eliminar toxinas. Durante dois días, consuma verduras cozidas ou cruas (evitando alho, a cebola, alho francês e repolho). Diminua o consumo de gorduras e açucar e beba chá.

O mau hálito pode aparecer quando estamos constipados e com expetoração. Para aliviar, faça vaporizações com eucalipto ou com 8 gotas de óleos essenciais de eucalipto e beba chá de flor de malva quatro vezes por dia ou um chá com mel à noite.

Visite regularmente o dentista para detetar de forma antecipada algum problema de mau hálito e evitar que piore. 

Conteúdos relacionados

Nota: