Cuidar da gengivite

Dossier : Gengivite

Se ao escovar os dentes as gengivas sangrarem com frequência ou apresentarem inflamação, vá ao seu dentista o mais cedo possível para evitar que a gengivite se torne em periodontite. Além de ir ao dentista, recomendamos que incorpore na sua rotina diário o uso de um elixir oral LISTERINE® DENTES & GENGIVAS depois da escovagem. A utilização deste elixir oral duas vezes por dia proporciona 24 horas de proteção contra as bactérias que provocam a placa bacteriana e a gengivite.

O TRATAMENTO DAS DOENÇAS DAS GENGIVAS NO DENTISTA

A acumulação de placa bacteriana e tártaro provocam doenças nas gengivas. Para travar as doenças orais, o dentista elimina a acumulação de tártaro e explica que hábitos diários deve adotar para eliminar a placa bacteriana.

Durante a consulta ao dentista:

  • O especialista começa por fazer um reconhecimento da boca para ver se tem efetivamente gengivite. Para isso verificará a profundidade do espaço que há entre a gengiva e o dente.
  • De seguida, elimina o tártaro. Isto só pode ser feito por um dentista ou higienista oral.
  • O dentista irá aconselhá-lo sobre qual a forma mais correta de escovar os dentes e qual a escova de dentes ideal que deve usar, assim como qual o elixir oral diário que deve usar para combater a placa bacteriana e evitar o aparecimento do tártaro.

O TRATAMENTO DA PERIODONTITE

O periodontologista é o especialista em gengivite e periodontites que as pode tratar. O tratamento da periodontite é  mais longo e delicado que o da gengivite. De facto, se este problema for detetado já na fase de peridontite, já se terá formado uma bolsa periodontal com uma profundidade variável.

Esta doença provoca a destruição parcial do tecido periodontal, por isso é necessário desinfetar e eliminar o tecido infetado antes de o substituir. Os objetivos do tratamento da periodontite são:

  • Objetivo 1: identificar os fatores agravantes (posição dos dentes, má higiene oral, tabagismo, causas genéticas, doenças) para prevenir que a doença se propague pelos outros dentes.
  • Objetivo 2: controlar a doença eliminando as bactérias e o tártaro desde a raiz do dente e fazer uma limpeza a fundo para o desinfetar.
  • Objetivo 3: reparar ou regenerar o tecido periodontal danificado.

Nota: