Causas dos dentes com manchas

Dossier : Dentes com manchas

Com o passar do tempo, é frequente que os dentes percam o seu brilho, apresentando uma cor amarelada ou manchas. Os culpados? Na maior parte dos casos, o tom amarelado dos dentes deve-se a fatores externos, normalmente relacionados com a alimentação. Alguns alimentos escurecem os dentes, que vão ficando ao longo do tempo mais amarelos.

HERANÇA DENTÁRIA

Os genes determinam a cor original dos dentes e a sua evolução ao longo dos anos, assim como a transparência dos dentes e a sua espessura, que são os responsáveis diretos da cor.

→ Conselhos práticos 

Os dentes espessos e opacos respondem melhor aos tratamentos branqueadores dos dentistas. A transparência é o único elemento que não se pode corrigir com um tratamento branqueador. Pergunte ao seu dentista qual é a causa da descoloração dos dentes.

OS HÁBITOS ALIMENTARES

Alguns hábitos alimentares, como o consumo diário de vinho tinto, café, chá, refrigerantes ou outras bebidas com cores fortes, afetam a cor dos dentes.

Estes atuam a dois níveis:

  1. A cor natural do esmalte é branco. O consumo de chá e café em grandes quantidades vai deixando uma capa que acabará por penetrar o esmalte dos dentes.
  2. Os alimentos ácidos, como os citrinos ou o vinagre, contribuem para a erosão do esmalte. Resultado: a capa de esmalte torna-se mais fina e transparente, e a dentina torna-se visível, que é de cor amarela. Como consequência ficam com um aspeto amarelado.

→ Conselhos práticos

Dado que o tom amarelo dos dentes se deve em parte a aos maus hábitos alimentares, a primeira coisa a fazer é limitar o consumo dos alimentos que os mancham. Não tem de deixar de beber chá, café nem as comidas ácidas, basta ser com moderação.

MEDICAMENTOS QUE AMARELECEM OS DENTES

Alguns medicamentos podem escurer os dentes. Por exemplo: tetraciclina, um antibiótico que pode deixar os dentes acinzentados ou com manchas.

O flúor ajuda a combater o aparecimento de cáries, por isso recomenda-se a sua utilização às crianças. No entanto, um excesso de flúor quando os dentes se estão a formar (seja através de dentífricos com flúor, água enriquecida com flúor ou através de suplementos) pode provocar fluorose, que se manifesta com o aparecimento de pequenas manchas brancas nos dentes.

IMPACTOS E FISSURAS: POSSÍVEIS CAUSAS DOS DENTES AMARELADOS

Ranger os dentes, quedas ou lesões podem ser a causa de fissuras e microfissuras no esmalte dentário. Estas fendas são os locais ideais de depósitos, que vão escurecer os dentes.

Nota: