Tratar as cáries

Dossier : As cáries: Como se formam? Como se previne?

Uma vez formadas as cáries, estas não se curam por si só, é necessário ir ao dentista que determinará o tratamento mais adequado para cada situação. Quanto mais tempo passar, mais o seu dente sofre com a cárie e a intervenção do dentista terá de ser maior. Por isso, é melhor tratar as cáries o mais cedo possível para manter uma boa saúde oral.

FASES 1 E 2 NO TRATAMENTO DAS CÁRIES

Se as cáries só afetarem o esmalte e a dentina, o dentista retirará o tecido danificado e preencherá o buraco com material de enchimento. Os mais comuns são:

  • As amálgamas dentárias, são prateadas, contêm prata e mercúrio e solidificam passado uma horas da sua palicação.
  • Os compostos à base de resina, que são da cor do dente. Estes solificam imediatamente.
  • O dentista pode também tratar as cáries com incrustações inlay e onlay. São fabricadas com cerâmica ou metal a partir de um molde da peça e o seu preço é mais alto do que o das amálgamas e os compostos à base de resina. Independentemente da técnica que o dentista escolha, o objetivo do tratamento será travar o avanço das cáries e selar bem a zona para evitar que reapareçam.

TRATAMENTO DAS CÁRIES: COLOCAÇÃO DE COMPOSTOS À BASE DE RESINA

Description : http://listerine.jj.cust.diademys.com/sites/listerine.jj.cust.diademys.com/files/images/carie1-soin.jpg

FASE 3 DOR DE DENTES

Quando as cáries já atacaram a polpa dentária, o dentista deve extrair o nervo e desinfetar o canal da raíz antes de fazer o enchimento. O dente é desvitalizado.

DESVITALIZAÇÃO

Description : http://listerine.jj.cust.diademys.com/sites/listerine.jj.cust.diademys.com/files/images/carie2-soin.jpg

FASE 4: ABCESSO

Como último recurso, o dentista extrai o dente e substitui por um implante.

-> Conselhos práticos

Ainda que o dentista tenha tratado uma cárie, esta pode voltar a infetar anos mais tarde. De facto, as bactérias acumulam-se debaixo do enchimento. As cáries continuam a expandir-se, provocando dor. Se um dente tratado previamente apresentar dor, é importante ir ao dentista imediatamente.

Se o dente tiver sido desvitalizado, não terá dor, mas a infeção pode ser grave. O dentista irá detetá-la no seu exame de rotina.

Nota: