Prevenção das cáries

Dossier : As cáries: Como se formam? Como se previne?

As cáries produzem-se quando as bactérias que se encontram na placa bacteriana metabolizam os açúcares e os convertem em ácidos.

FATORES GENÉTICOS E AMBIENTAIS

A boca tem bactérias que produzem ácidos que debilitam os dentes. Estas bactérias podem multiplicar-se formando a placa bacteriana, que se fixa ao dente e provoca o aparecimento de cáries.

Algumas pessoas devem ter especial atenção à sua saúde oral porque aprsentam uma predisposição genética que contribui para o desenvolvimento de cáries: a capa de esmalte é mais fina e por consequência mais fraca, têm um mau alinhamento dos dentes, o que faz com que seja mais difícil lavá-los, etc.

Os alimentos com açúcar e os ácidos que deterioram o esmalte também têm um papel importante no desenvolvimento das cáries:

  • Bebidas como sumos de fruta e refrigerantes com gás são ácidos por natureza.
  • Os doces, as batatas fritas, as bolachas, etc., têm uma elevada quantidade de açúcar. As bactérias vão converter o açúcar em ácidos.

Estes ácidos são muito corrosivos e atacam o esmalte levando ao desenvolvimento de cáries.

ADOTE BOAS PRÁTICAS PARA PREVENIR A FORMAÇÃO DE CÁRIES!

Cuide da sua higiene oral

Ainda que seja difícil atuar sobre os fatores genéticos, é possível prevenir o aparecimento de cáries pelo cuidado nos fatores ambientais. Por isso, é imprescindível manter uma boa higiene oral:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia para eliminar a placa bacteriana.
  • Utilizar um elixir oral como o LISTERINE® ZEROTM com alto teor de flúor e fio dentário para alcançar os lugares mais difíceis.

Mais informação

O aparecimento de cáries pode ser evitado seguindo um conjunto de bons hábitos diários. Aquí, poderá encontrar toda a informação que necessita para manter uma boca saudável.

O PAPEL PROTETOR DO FLÚOR na prevenção das cáries

A utilização regular de flúor é uma forma eficaz de prevenir o aparecimento de cáries. Os dentífricos e elixires orais com flúor e a dieta diária (água da torneira e alguns peixes e mariscos) ajudam a reforçar o esmalte, levando a uma maior resistência dos dentes aos ataques dos ácidos, que ficam menos vulneráveis às cáries.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Além das práticas de limpeza diária, a alimentação é determinante para o aparecimento de cáries e por isso para prevenir o seu aparecimento é importante evitar os snacks ao longo do dia, reduzir o consumo de refrigerantes gaseificados, licores e sumos de frutas ácidas e manter uma alimentação equilibrada.

Conteúdos relacionados

Nota: