Causas das cáries

Dossier : As cáries: Como se formam? Como se previne?

As cáries são uma doença que destrói o esmalte, que é a substância mais dura do organismo humano. Ataca progressivamente todas as partes do dente e pode ter consequências muito graves para a saúde. 

 

 

A ORIGEM DA FORMAÇÃO DE CÁRIES

O corpo humano aloja de maneira natural um grande número de bactérias. A maioria delas é inócua e são inclusivamente necessárias para o funcionamento do organismo, sobretudo para a boca.

Na boca, a saliva, as bactérias e os restos de comida acabam por se juntar na superfície dos dentes e formam a placa bacteriana. Se a placa bacteriana não é eliminada regularmente, acaba por atacar o esmalte da superfície dos dentes. A partir de desse momento, se não se trata, a cárie avança atacando os tecidos em maior profundidade.

AS FASES DA DESTRUIÇÃO

Fase 1: A primeira fase do desenvolvimento da cárie é indolor e os sintomas são difíceis de perceber. As cáries afetam o esmalte, uma substância muita dura que cobre os dentes. Se não fizer o exame de rotina o dentista, a cárie avança sem que se dê conta.

Description : http://www.listerine.fr/sites/www.listerine.fr/files/images/carie1.jpg

Fase 2: Depois, a cárie ataca a dentina, a substância que compõe a maior parte do dente. Nesta fase, a cárie já é dolorosa. 

Fase 3: A cárie desenvolve-se até destruir a dentina, podendo alcançar a polpa dentária, que é onde se encontram os vasos sanguíneos e os nervos do dente. Esta infeção provoca uma dor muito forte.

Description : http://www.listerine.fr/sites/www.listerine.fr/files/images/carie2.jpg

Fase 4: Se não são tomadas as medidas adequadas, a cárie avança até alcançar o tecido que reveste o dente: os ligamentos periodentais, o osso e a gengiva. Quando chega a este ponto forma-se um abscesso, que é muito mais doloroso que a dor de dentes habitual e que pode fazer com que o dente caia. 

→ Conselhos práticos 

Quando uma cárie começa a formar-se, observam-se umas manchas brancas calcárias no dente (cárie inicial): estes são os primeiros síntomas da cárie. Estas manchas não são fáceis de detetar. O método mais eficaz são as radiografías realizadas pelo dentista. Se notar alguma dor ou algum dos dentes mais sensível que o normal, diriga-se ao seu dentista o mais rápido possível.

Conteúdos relacionados

Nota: