Branqueamento dentário

Dossier : Dentes com manchas

Não se torna o mundo um lugar melhor quando sorri? O sorriso é a chave para se sentir confiante e feliz.

Muitas pessoas querem melhorar o seu sorriso e acreditam que dentes naturalmente mais brilhantes e brancos são os elementos para um sorriso fantástico.

As causas para o desenvolvimento de manchas nos dentes

As manchas nos dentes podem ter origem intrínseca, extrínseca ou uma combinação de ambas.

Manchas extrínsecas podem ser causadas por: alimentos que contêm taninos, como vinho tinto, café e chá. O uso de tabaco, quer fumado ou mascado, pode levar ao aparecimento de manchas extrínsecas.

Manchas intrínsecas podem ser causadas por: exposição a altos níveis de flúor ou pela administração de antibióticos contendo tetraciclina durante a infância.

O que é o branqueamento dentário?

Falamos de branquamento dentário como um tratamento único, mas na verdade existe um número de opções dentro de três categorias:

  • Branqueamento noturno realizado com uma boqueira, com orientação de um dentista;
  • No consultório do dentista;
  • Produtos de grande difusão (primeiro administrados pelo dentista).

Cada um apresenta as suas vantagens e desvantagens.

O branqueamento noturno realizado com uma boqueira, com orientação de um dentista, utiliza geralmente um baixo nível de agente branqueador aplicado nos dentes através de uma boqueira e é utlizado no mínimo por duas semanas.

O branqueamento realizado no consultório do dentista utiliza elevados níveis de agentes branqueadores, por exemplo 25%-35% de peróxido de hidrogénio, por curtos períodos de tempo. O agente branqueador é aplicado nos dentes após proteção dos tecidos moles e o peróxido pode ser ativado por calor ou luz.

Produtos de grande difusão (hipermercados e supermercados) contêm tipicamente baixos níveis de agente branqueador (p.ex. 3-6% de peróxido de hidrogénio) e são aplicados por um dentista.

Opções de branquamento dentário para realizar em casa

Os seus dentes têm apenas ligeiras manchas causadas por fatores extrínsecos?

Se sim, poderá apenas necessitar de pastas e elixires branqueadores (não baseadas em peróxido de hidrogénio ou outros agentes branqueadores).

Nota: