História de LISTERINE ®

A história de LISTERINE® remonta há mais de 150 anos, nos primórdios da medicina moderna.
Tudo começa em 1860 graças ao trabalho de sir Joseph Lister.
Este médico e cirurgião inglês colocava em prática as teorias do famoso cientista Louis Pasteur, que sustentava que a causa de numerosas infeções se devia à presença de germes invisíveis.
Em 1865, sir Joseph Lister converteu-se no primeiro cirurgião a realizar uma operação numa sala esterilizada pulverizando o ar com um antisséptico. Ao largo do século XIX, esta prática conduziu a uma queda dos índices de mortalidade dos doentes.
Um personalidade a recordar
Em 1876, sir Joseph Lister fez uma conferência sobre as suas investigações que gerou o interesse de dois homens que desempenhariam um papel muito importante na história de LISTERINE®:
- O médico Joseph Lawrence, criador da marca.
- Robert Wood Johnson, fundador do grupo Johnson & Johnson, que comercializa a marca atualmente.
Dois homens, um único objetivo: modernizar a prática cirúrgica…
Em 1879, o médico Joseph Lawrence criou no seu laboratório uma fórmula única a partir da investigação do sir Joseph Lister, a qual chamou LISTERINE®.
Lawrence associou-se mais à frente com o farmacêutico Jordan Wheat Lambert, e juntos criaram a empresa Lambert Pharmaceutical Company.
Esta empresa fabricaria e comercializaria LISTERINE®, utilizada então para desinfetar blocos operatórios e feridas.
Hoje…
Hoje em dia, LISTERINE® utiliza-se como elixir oral de uso diário. O nosso produto tem como objetivo melhorar a higiene oral de todas as pessoas, usando-se como complemento da escovagem.
Atualmente, mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo usam LISTERINE®.
A história de LISTERINE®
1879: O Dr. Lawrence descobre a fórmula original de LISTERINE® como um eficaz antisséptico para as operações cirúrgicas.
1881: O Dr. Lawrence transfere a propriedade da fórmula de LISTERINE® a Lambert, que funda a companhia Lambert Pharmaceutical Co. e fabrica e comercializa LISTERINE®.
1895: LISTERINE® começa a ser vendido a dentistas depois de vários estudos demostrarem a sua utilidade na higiene oral para a eliminação dos germes.
1914: LISTERINE® converte-se no primeiro produto sujeito a receita médica que se pode adquirir livremente nos Estados Unidos e que se comercializa como colutório para eliminar os germes da boca.
1920: LISTERINE® dá o nome técnico “halitose” ao termo que descreve como mau hálito e as vendas disparam.
1997: Estreia no Reino Unido de um popular anúncio de televisão em que o ator Keith Allen personifica uma fada-dos-dente furiosa depois ser despedida devido à utilização de LISTERINE®.
2006: As embalagens de LISTERINE® passam a incorpor uma mensagem forte: LISTERINE® reduz até 56% mais placa bacteriana que apenas a escovagem.
2007 - 2011: Em apenas cinco anos, os produtos LISTERINE® Total Care ganham quatro prémios de Produto de Higiene Oral do Ano (Oral Care Product of the Year).
2011: LISTERINE® lança o seu canal de YouTube com a campanha digital Mouth vs Life (Boca vs Vida).
2012: O primeiro elixir oral sem álcool para adultos de LISTERINE® ganha um prémio de Produto Higiene Oral do Ano, o quinto prémio desde tipo para a marca.