Skip to main content

O que é a halitose?

A halitose, também conhecida como mau hálito crónico, é uma condição em que a pessoa emana um odor desagradável da boca. O «hálito matinal» diário que a maioria das pessoas tem ao levantar-se não é halitose. Também não é o mau hálito que dura cinco minutos depois de ingerir alimentos exóticos picantes ocasionalmente. A verdadeira halitose é um odor persistente que não desaparece depois de lavar os dentes, usar fio dental e bochechar com elixir. Pode tornar-se desmoralizante e embaraçoso, tanto que muitas pessoas mostram-se relutantes em mencioná-lo ao seu dentista. Mas também é bastante frequente e pode ser tratada.

A halitose tem várias causas possíveis, a maioria das quais são orais: cáries, doença das gengivas, enchimentos com fissuras e próteses dentárias menos limpas são todos possíveis suspeitos. Também existem os fatores relacionados com a alimentação. A alimentação rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono, os alimentos ácidos, os doces e, claro, uma elevada dose de cebola e alho, definitivamente não cooperam com o seu hálito. O mesmo acontece com o consumo excessivo de café e álcool. As pessoas que fumam correm um risco ainda mais elevado.

Embora pouco frequente, sabe-se que as doenças pulmonares, determinados tipos de cancro e as amigdalites provocam halitose. O mesmo foi observado em distúrbios sanguíneos e doenças pulmonares e renais. Uma causa médica mais comum pode ter a ver com a diabetes, devido aos níveis flutuantes de açúcar no sangue, ao refluxo ácido e ao corrimento pós-nasal. Até uma infeção dos seis nasais comum pode afetar o seu hálito com uma acumulação de muco.

Uma vez que a maioria dos casos de halitose tem origem no interior da boca, o primeiro passo deve ser reavaliar a sua técnica básica de escovagem e de uso do elixir. Embora a limpeza dos dentes seja necessária, é de primordial importância que dê um enfoque adicional à língua, dado que é aqui que reside uma grande quantidade de bactérias que causam o mau hálito. Raspe a língua e, em seguida, use fio dental e elixir. Lembre-se de que com apenas a escovagem limpa só 25 % da sua boca. Para ter toda a boca limpa, deve também usar um elixir.

Se não notar uma melhoria, o passo seguinte deve consistir numa visita ao seu dentista. Não tenha medo nem sinta vergonha de partilhar o seu segredo com um profissional licenciado. Muito provavelmente poderão diagnosticar e tratar a causa dos seus problemas de mau hálito.

Como combater o mau hálito

LISTERINE® Mentol

LISTERINE® Mentol Sabor Suave

Problemas de saúde comuns que causam o mau hálito

Como a secura da boca conduz ao mau hálito

Os principais 5 alimentos que provocam mau hálito

Estilos de vida que conduzem ao mau hálito