Skip to main content

5 sinais que indicam que sofre da doença das gengivas

Em princípio, a presença de um pouco de sangue no lavatório após a escovagem ou o uso do fio dental poderá não parecer um problema, mas existem bons motivos para controlar estes sintomas, que são sintomas precoces de uma forma evitável e tratável da doença das gengivas. Se não receber tratamento, este estado intermédio da doença das gengivas pode progredir para um estado avançado que danifica de forma permanente os ossos e tecidos que mantêm os dentes no seu lugar. Preste atenção a estes cinco sintomas mais visíveis que o seu organismo lhe transmite e mantenha a sua boca saudável.

N.º 1: Vermelho

O vermelho é a cor de sinal de aviso para perigo. Por isso, se começar a observar-se ao espelho e vir gengivas avermelhadas ou arroxeadas, faz todo o sentido que isto possa assinalar problemas nas gengivas. As gengivas saudáveis são firmes e de cor rosada. As bactérias podem causar gengivas inflamadas, que é conhecido como gengivite, o estado precoce e ligeiro da doença das gengivas, ou periodontite, o estado avançado e mais grave da doença.

N.º 2: Gengivas inflamadas

No estado inicial da doença das gengivas, as gengivas também incham à medida que inflamam. Isto é um sinal de que deve começar a aderir a uma rotina de cuidados orais mais sólida.

N.º 3: Sangue no lavatório

Ver sangue no lavatório quando cospe após a escovagem e/ou usar o fio dental é um outro sintoma. As gengivas que sangram facilmente é um sinal de doença das gengivas em estado precoce.

N.º 4: Gengivas afastadas dos dentes

Se os seus dentes começarem a parecer maiores do que o normal e notar gengivas retraídas, ou gengivas afastadas dos dentes, este é outro sinal clássico de doença das gengivas precoce, ou periodontite. Não se trata apenas de uma parte natural do envelhecimento.

N.º 5: Tem mau hálito

O mau hálito, ou um sabor amargo excessivo na boca, pode também indicar um sinal precoce de doença das gengivas. A acumulação de placa bacteriana na língua é normalmente a causa do mau hálito.

Outras alterações únicas na sua boca impulsionadas pela doença das gengivas poderão igualmente incluir gengivas sensíveis ao tato, formação de novos espaços estranhos entre os dentes, dentes soltos e/ou uma mudança na sua mordida ou na forma como os seus dentes se juntam quando morde. Estes são sinais que não deve ignorar. Se assumir o controlo da sua situação gengival, existe ainda uma possibilidade de evitar a doença das gengivas avançada.

Causas da gengivite

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas Sabor Suave

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

Porque é que sangram as minhas gengivas?

Porque é que tenho retração gengival?