Skip to main content

Qual é a relação entre a doença das gengivas, a gengivite e a periodontite?

Quando está preocupado/a com as suas gengivas e começa a investigar, fica rapidamente confuso com os vários termos técnicos que são utilizados para referir o mesmo: doença das gengivas. A seguir, explica-se a relação entre os termos: O termo «doença das gengivas» é mais geral e utiliza-se para descrever a infeção bacteriana que tem na boca. Os termos «gengivite» e «periodontite» utilizam-se para descrever a doença das gengivas, mas não são intercambiáveis e não significam exatamente o mesmo.

O biofilme é uma camada fina e viscosa de bactérias que adere às superfícies da boca, como a língua, as gengivas e os dentes. Todas as pessoas têm biofilme, mesmo as mais defensoras da escovagem, do uso do fio dental e dos elixires, porque a película pegajosa agarra-se praticamente a qualquer superfície que esteja molhada (acontece o mesmo na natureza: pense nas pedras escorregadias ou no casco escorregadio de um barco).

Pode minimizar a presença do biofilme com a escovagem, uso do fio dental e elixir de forma regular. No entanto, quando os hábitos de escovagem, o uso do fio dental e elixir são insuficientes, o biofilme pode evoluir e transformar-se em placa bacteriana dentária que pode ver a olho nu (que tem geralmente tem uma cor amarelo-pálido).

O biofilme mais espesso pode irritar as gengivas e estimular a resposta inflamatória do organismo. Isto irá fazer com que as gengivas tenham um aspeto avermelhado e inflamado em vez do aspeto firme e rosado saudável normal. Se não for tratada, a gengivite, o estado inicial da doença das gengivas, que é completamente  reversível quando são tomadas medidas de modo rápido, pode avançar para doença das gengivas grave, que se chama periodontite, que pode infetar o osso.

O termo «gengivite» refere-se ao estado inicial e ligeiro da doença das gengivas, que se caracteriza por gengivas avermelhadas e inflamadas que sangram com facilidade durante a escovagem ou o uso do fio dental. Se a gengivite não for tratada mediante melhores cuidados orais, pode avançar para um estado mais grave e irreversível que se chama «periodontite» e que ataca as gengivas, o osso e o tecido conjuntivo que mantém os dentes no seu lugar e que, eventualmente, provoca mobilidade dos dentes até poderem chegar a cair. A doença das gengivas é a principal causa da perda dos dentes. Por este motivo, é melhor tratar dos problemas das gengivas desde logo ao estabelecer uma rotina do elixir infalível.

Sintomas da doença das gengivas

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas

LISTERINE® Proteção Dentes & Gengivas Sabor Suave

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

O que é esta película pegajosa nas minhas gengivas?