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5 alimentos surpreendentes que podem prejudicar a higiene da sua boca

N.º 1: Gelados

Este prazer gelado prejudica as gengivas, especialmente as que já estão vulneráveis. Em geral, os açúcares adicionados na maioria dos doces, desde bolachas a refrigerantes, não são recomendados para as gengivas porque os açúcares aderem às gengivas e despoletam a libertação ácidos corrosivos. Além disso, a baixa temperatura do gelado pode irritar as gengivas nos lugares onde já começaram a desgastar-se, expondo as raízes à sensação de quente e frio. Isto não significa que deve eliminar os doces da sua dieta. Mas tente não consumir alimentos com açucar

N.º 2: Tomates

Assim como as dietas ricas em açúcares que não promovem gengivas firmes e saudáveis, as dietas de elevada acidez também afetam as gengivas. E apesar de os tomates serem saudáveis em muitos aspetos e ricos em antioxidantes, como o licopeno, que reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais, este fruto sumarento tem uma acidez muito elevada. Quando come estes alimentos, é como se desse um banho aos seus dentes com ácido que desgasta as gengivas e provoca cáries. Ao comer tomates, tente combiná-los com outros alimentos que neutralizem o ácido, como mozarela, carne magra ou frango, frutos secos, lentilhas ou atum.

N.º 3: Laranjas

Os citrinos, como as laranjas, as toranjas, os limões e as limas, são ácidos e contêm alto teor de açúcar natural das frutas, que pode danificar e desgastar os dentes e as gengivas. Existem outras formas de obter vitamina C isentas de ácidos, como consumir vegetais com alto teor de vitamina C, mas baixo teor de ácidos (como os brócolos, os espargos e as ervilhas), e frutas com baixo teor de ácido, como meloa, melão e quivi (que contêm um teor mais alto de vitamina C do que as laranjas).

N.º 4: Pão

O pão branco e outros alimentos com alto teor de amidos, elaborados com farinha branca, não são recomendados para as suas gengivas. Talvez se surpreenda, mas o pão, as bolachas e as batatas fritas podem ser tão nocivas para as gengivas saudáveis como as guloseimas. Estes amidos são hidratos de carbono simples que se acumulam na boca e se dissolvem em açúcares simples, a partir dos quais se desenvolvem as bactérias orais, do tipo que provoca as cáries dentárias produzidas por ácidos.

N.º 5: Bebidas isotónicas

Além de conterem um alto teor de açúcar, as bebidas isotónicas também podem desgastar as gengivas e provocar cáries dentárias, dado que contêm muito ácido. Se você ou os seus filhos tomam bebidas isotónicas após sessões de exercício físico, leia as etiquetas para encontrar as marcas que oferecem o menor teor de açúcares adicionados ou tente substituí-las por água.

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