Esmalte Dentário

O que é o esmalte dentário

O esmalte é a superfície mais forte no organismo. Deve ser firme e forte, mas também pode desgastar-se com o tempo devido à ingestão de alimentos muito ácidos e ao consumo de bebidas ácidas. Se o consumo de vegetais duros e crus, como a cenoura, não lhe inspira confiança, verifique estes sintomas para ver se o esmalte dos dentes está a desgastar-se, o que faz com que os dentes fiquem vulneráveis a tudo, desde fissuras e gretas a cáries.

 

Sintomas do desgaste do esmalte dentário

INDÍCIO N.º 1: Marcas nos dentes

Se começar a notar marcas nos dentes, o que pode ser referido pelo seu dentista como lesões em forma de cova, poderá ser um sinal de que o esmalte dentário tem vindo a deteriorar-se.

INDÍCIO N.º 2: Dentes amarelados

Outro sintoma que indica que o esmalte pode estar a desgastar-se é a presença de uma cor amarelada nos dentes, o que ocorre quando uma maior parte da dentina (ou tecido duro, denso e ósseo que forma a maior parte de um dente debaixo do esmalte) dentro do dente fica exposta (a dentina tem uma cor amarelada natural).

INDÍCIO N.º 3: Dentes lascados

Se começar a ver pequenas fissuras e gretas nos dentes, pode ser outro alerta vermelho de que o esmalte dentário está a deteriorar-se e os dentes estão a enfraquecer e a tornar-se menos capazes de conseguir morder e mastigar sem se partir.

INDÍCIO N.º 4: Sensibilidade

Se os dentes estiverem a tornar-se mais sensíveis com o tempo, sobretudo a temperaturas extremas, como respirar ar frio ou consumir bebidas, como chá e café quente ou água gelada, pode ser um sinal de que está a perder esmalte, o que faz com que os dentes fiquem mais vulneráveis às cáries. Pode também começar a sentir um ligeiro pico de dor ao consumir alimentos muito doces, aos quais os seus dentes enfraquecidos podem responder de imediato.

Os denten são naturalmente brancos?

Os dentes não são naturalmente brancos. Têm uma sombra perolada que, à medida que envelhecemos, independentemente de ter uma boa higiene oral, tornam-se de forma gradual mais amarelados. Pode verificar isto, pela primeira vez, quando os dentes brancos como neve de um bebé são substituídos por dentes definitivos que, por natureza, têm uma cor mais amarela. À medida que envelhecemos, a camada externa do esmalte dos dentes desgasta-se e a dentina fica exposta, que é mais amarela. Com os anos, aparecem o tártaro e as manchas de desgaste que podem escurecer a cor dos dentes.

* Advanced White e Advanced Defence Sensitive bocheche 10ml, durante 60sec. Nightly Reset bocheche 15ml, durante 60 segundos. 6+ para elixir oral sem álcool, exceto Advanced Defence Sensitive (+18) e 12+ elixir oral contendo álcool.

Cáries: Prevenir, prevenir, prevenir

LISTERINE® Proteção Anti-Cáries

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

LISTERINE® Nightly Reset

LISTERINE® Smart Rinse®