Skip to main content

Placa bacteriana vs. tártaro

Basicamente, o tártaro é placa bacteriana que não foi removido, piorou e converteu-se numa superfície mais dura sobre os dentes, que só o dentista pode eliminar. A placa bacteriana é uma camada espessa sobre os dentes, composta por saliva e partículas de alimentos presas que se acumulam na linha das gengivas. Se a placa bacteriana não for eliminada todos os dias mediante uma escovagem suave, um fio dental e o poderoso elixir oral LISTERINE®, pode endurecer e formar tártaro. O ácido da placa bacteriana pode atacar os dentes logo após as refeições; se não se limpar, pode atravessar o esmalte e gerar cáries. A placa bacteriana também danifica as gengivas e pode causar vermelhidão, inflamação e sangramento das gengivas durante a escovagem ou até mesmo a retração das gengivas.

O tártaro é uma crosta dura e porosa. É amarelo ou acastanhado, e aparece na linha das gengivas. O tártaro é placa bacteriana que não foi eliminada e endureceu com os efeitos dosminerais da saliva. A acumulação de tártaro pode provocar deterioração, cáries e posterior queda dos dentes, para além da doença das gengivas. Se não for eliminado, continua a aumentar e a calcificar-se. Apenas o dentista pode eliminar o tártaro dos seus dentes com ferramentas profissionais. A escovagem, bem como o uso de fio dental, elixir oral LISTERINE® e pode ajudar a prevenir esta situação.

* Advanced White e Advanced Defence Sensitive bocheche 10ml, durante 60sec. Nightly Reset bocheche 15ml, durante 60 segundos. 6+ para elixir oral sem álcool, exceto Advanced Defence Sensitive (+18) e 12+ elixir oral contendo álcool.

Cáries: Prevenir, prevenir, prevenir

LISTERINE® Proteção Anti-Cáries

LISTERINE® Total Care

LISTERINE® Total Care Sabor Suave

LISTERINE® Nightly Reset

LISTERINE® Smart Rinse®

Detete as cáries a tempo: observe estes 5 sinais

Cuidado com estes seis alimentos e bebidas que podem prejudicar a higiêne da sua boca

Nota que o esmalte dos seus dentes está erodido?