A maioria das condições de má saúde oral são evitáveis e podem ser tratadas nas suas fases iniciais, quando detetadas precocemente.1
Entre os principais problemas orais que afetam as pessoas estão a cárie dentária, as doenças periodontais (gengivite e periodontite), cancros orais e traumatismos dentários.1
A principal causa das cáries, que são basicamente buracos nos dentes, é o ácido que se deposita nos dentes e desgasta o esmalte com o tempo.
Os alimentos, principalmente os açucarados, dissolvem-se em açúcares que se convertem em ácido na boca, que ataca os dentes e enfraquece o seu forte revestimento.
Para manter uma boa saúde oral, veja abaixo recomendações de alimentos e bebidas a evitar e também conselhos do que fazer para proteger a saúde da boca.
Vilões da saúde oral: evite estes cinco alimentos e bebidas
N.º 1: Doces duros
Como pode imaginar, os doces açucarados e duros como pedras que chupa durante um longo período, ou que despedaça com os dentes, afetam seriamente o esmalte e colocam em risco a saúde da boca. Os doces estão repletos de açúcar que adere aos dentes e leva muito tempo a dissolver-se, o que expõe as gengivas e os dentes ao açúcar prejudicial.
N.º 2: Bebidas ácidas
Os sumos, as bebidas refrigerantes estão repletos de açúcar e ácido, o que representa más notícias para os dentes. Se quiser beber algo que não seja água, procure marcas que não tenham açúcares adicionados ou tente adicionar um pouco de fruta ou verdura, como melancia ou pepino, à água simples para obter um sabor refrescante que seja menos prejudicial. Considere também diluir o sumo com água para que seja menos prejudicial para os dentes.
N.º 3: Bolos
Esta guloseima, ou qualquer outro doce que contenha uma grande quantidade de açúcar, representa um problema para os dentes. Os doces pegajosos são os piores agentes responsáveis, e até mesmo as frutas secas, como os damascos secos, podem ser um problema para o esmalte dentário. Os alimentos que aderem facilmente aos dentes e se introduzem entre as gengivas e os dentes permitem que os açúcares ataquem o esmalte e são difíceis de remover. Tente não consumir alimentos com açúcar.
N.º 4: Gelo
Mastigar gelo e outras substâncias duras podem potencialmente partir o seu esmalte, deixando os dentes expostos. Deve também evitar outros hábitos prejudicais que envolvem a boca, como abrir garrafas ou pacotes de batatas fritas com os dentes.
N.º 5: Frutos secos duros
Para além da possibilidade de partir o esmalte, mastigar frutos secos duros também pode danificar implantes dentários, próteses e aparelhos dentários. Tente comer pedaços de frutos secos mais pequenos, sobretudo se forem duros, ou comer frutos secos moídos em manteigas ou produtos para untar, como manteiga de caju.
4 Conselhos para proteger a sua saúde oral
À medida que obtém mais informação, pode começar a sentir que a maioria das coisas que leva à boca são inimigas do esmalte dentário e das gengivas. Ainda que tal possa ser o caso, a boa notícia é que pode compensar estes danos se seguir os passos seguintes para obter uma boca saudável, substituir os minerais perdidos e manter dentes fortes.
CONSELHO N.º 1: Sele os dentes
O flúor fortalece o esmalte dentário e evita a deterioração e a formação de cáries nos dentes. Quando o dentista sela os seus dentes saudáveis, fornece uma fina camada protetora.
CONSELHO N.º 2: Use fio dental pelo menos uma vez por dia
O uso de fio dental e escovilhão elimina as partículas alimentares e os resíduos bacterianos entre o dente e a gengiva, reduzindo a possibilidade de as bactérias se colarem ao redor do dente e se converterem em placa ou tártaro, que só pode ser eliminado pelo dentista e por ferramentas dentárias profissionais.
CONSELHO N.º 3: Substitua as escovas de dentes
Substitua a sua escova de dentes 3 a 4 vezes por ano. Certifique-se de que usa escovas de cerdas suaves/macias que tratam com suavidade os dentes e as gengivas, e que não corroem o esmalte dentário nem o tecido gengival. Considere também o uso de uma escova de dentes elétrica, que limpa os dentes de forma eficaz sem ser demasiado abrasiva.
CONSELHO N.º 4: Bocheche a boca depois das refeições
O bochecho pode ajudar a desalojar os alimentos colados aos dentes ou entre o dente e a gengiva. Usar um elixir oral enriquecido com flúor, como LISTERINE®, mantém os seus dentes protegidos.
* Advanced White e Advanced Defence Sensitive bocheche 10ml, durante 60sec. Nightly Reset bocheche 15ml, durante 60 segundos. 6+ para elixir oral sem álcool, exceto Advanced Defence Sensitive (+18) e 12+ elixir oral contendo álcool.